Já faz um tempinho que venho pensando em uma planta baixa diminuta, abaixo de 35 m², que tenha um programa simples e ainda assim completo, respeitando as dimensões humanas que parecem ter sido compradas pelo lucro buscado nas torres residenciais da classe média brasileira.
O programa da moradia, que ainda está na fase conceitual, segue a lógica abaixo:
– Sala de estar, jantar e cozinha compartilham um único ambiente de aproximadamente 15 m². A falta de barreiras permite a ausência de circulação, o que acaba resultando que toda a área seja de fato útil ao viver.
– Quarto sendo apenas o espaço de dormir, nada mais. O molho desse espaço é a amplitude que o terraço lateral traz, ao permitir o sol no ambiente e ao ampliar visualmente o espaço de pouco mais de 6,5 m².
– Banheiro básico, mas deixando espaço para uma máquina de lavar. Meu pai, o melhor engenheiro em linha reta, não aprovaria a máquina no banheiro, maaaas eu moro na europa há mais de 7 anos e digo: não é tão ruim assim… acredita no processo.
– Quintal. Existe quintal na frente da casa? Eu vou acreditar que sim. O quintal na frente da casa é a área de respiro, uma graminha que compartilha espaço com o saudoso tanque (tão útil, os europeus deveriam aprender que o tanque é indispensável para viver uma vida limpinha).
Diretrizes importantes que me ajudaram a moldar a forma das casinhas:
– A terrível caixa d’agua acima da área molhada. Eu gosto do reservatório azul? NÃOOOOO, mas sendo bem sincera é uma bixinha muito útil. Econômica, simples e que faz o que promete de forma bem eficiente… machuca admitir que eu considero essas caixas d’água um sucesso do design. Só aceita que o benefício no dia-a-dia é mais importante que qualquer preconceito que a faculdade elitista instaurou na cabeça da gente.
– O telhado inclinado que tenta trazer uma linguagem de uma casa de interior na versão contemporânea… a forma ainda tem que ser trabalhada, mas o caminho tá traçado.
Abaixo tem uma volumetria simplíssima, que tenta trazer o projeto do mundo da minha cabeça para uma imagem visual que eu posso trabalhar.
E aviso: É UMA RASCUNHO, UM CONCEITO…. obrigada.





